You are currently viewing Pirâmide financeira: veja como identificar esse tipo de golpe

Pirâmide financeira: veja como identificar esse tipo de golpe

Golpes de pirâmide financeira existem há muitos anos. No entanto, com o avanço da tecnologia, esses criminosos têm encontrado novas formas para atrair cada vez mais vítimas. Por se tratar de um esquema atrativo e, supostamente, oferecer retornos expressivos, esse tipo de esquema chama bastante atenção e muitas pessoas caem no golpe.

De acordo com uma recente pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 14% dos internautas afirmaram terem caído em golpes e perdido dinheiro. 

O que é pirâmide financeira?

A pirâmide financeira consiste na oferta de negócios que prometem um grande retorno econômico, com base na participação de pessoas de confiança. Para isso, os novos integrantes devem investir determinada quantia e captar novas pessoas para entrar no esquema.

Com os recursos depositados pelos novos integrantes, os golpistas pagam os mais antigos e assim sucessivamente. Ou seja, o retorno financeiro não vem de nenhum tipo de investimento específico, e sim de outras pessoas. 

Contudo, chega um momento em que captar novos “investidores” fica mais difícil, e as pessoas não conseguem obter um retorno. É aí que os criadores do esquema costumam desaparecer.

Pirâmide financeira: como evitar?

Existem algumas formas que podem ajudar a identificar a pirâmide e evitar esse tipo de golpe financeiro. Confira.

O foco do suposto “negócio” é recrutar novas pessoas? Desconfie;

O pagamento de determinado valor para fazer parte da rede de pessoas costuma ser a base desse tipo de golpe;

Caso o produto ou serviço não seja detalhado e não tenha informações completas, é preciso ficar atento;

A promessa de retorno é muito atrativa? Apresenta um valor muito alto? Certamente trata-se de um esquema de pirâmide;

Consulte o site da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e busque pela empresa que oferece o “negócio”. 

Além disso, sempre que houver oferta de investimentos muito simples, com retornos muito altos em pouco tempo, é necessário manter um pé atrás. 

Aliás, ao identificar um esquema de pirâmide, não hesite em denunciar. Os canais que atendem esse tipo de questão são vários. Os principais deles são: Ministério Público Federal, Ministérios Públicos Estaduais, Polícia Civil e Polícia Federal, entre outros.

Pirâmide financeira é crime 

O esquema de pirâmide financeira pode ser enquadrado como crime, com base na Lei de Crimes contra a Economia Popular, uma vez que engana pessoas sob a promessa de bons retornos financeiros. 

Nesses casos, apenas os criadores da pirâmide conseguem obter algum lucro. 

Fonte / Reprodução: Portal de Notícias SeuCréditoDigital.com.br / Por Redação: Escrito e publicado por: Rafaela Medolago / Foto capa: Reprodução Internet Seu Crédito Digital – Imagem: Pazyuk/shutterstock.com

Deixe um comentário