A cobrança indevida no cartão de crédito pode ser provocada por diversos fatores e o consumidor deve estar atento.
Imagine a seguinte situação: uma pessoa abre o aplicativo do banco ou a fatura física, e se depara com uma cobrança indevida no cartão de crédito. Obviamente, isso pode até não acontecer com todos consumidores, mas não quer dizer que algo assim nunca vai ocorrer.
As cobranças indevidas podem ser provocadas por erros no sistema das empresas prestadoras de serviços ou ser fruto de uma tentativa de fazer com que o consumidor pague por um algo que ele não contratou. Além disso, pode estar relacionado à aplicação de multas ou juros referentes a atrasos que não ocorreram.
O consumidor, obviamente, é o mais afetado pelas cobranças indevidas. Para piorar ainda mais a situação, muitas vezes a pessoa nem se dá conta do erro e acaba pagando por algo que não deveria pagar ou que até mesmo já quitou.
Cobrança indevida no cartão de crédito
Além das possíveis justificativas citadas acima, também deve-se levar em conta a possibilidade do cliente ter sido vítima de uma fraude ou golpe. Por conta da expansão do ambiente virtual, criminosos utilizam o espaço para aplicar golpes nos consumidores, que são atraídos por falsas páginas e promoções.
Independentemente de qual tenha sido o motivo da cobrança indevida, o consumidor possui direitos e precisa estar atento para que possa exigi-los quando necessário. A situação pode ser resolvida pela operadora do cartão de crédito, pelo banco e até mesmo pelo Procon (a depender de qual seja o caso).
Passo a passo: saiba o que fazer com cobrança indevida no cartão de crédito
1. Faça a identificação da cobrança
Antes de reivindicar a conta indevida, é importantíssimo que seja realizada a identificação da cobrança. O correto é que o consumidor analise minuciosamente a fatura do cartão de crédito, a fim de se certificar de que todas as compras foram feitas por ele.
Ao analisar a fatura, fica mais fácil de encontrar possíveis cobranças duplicadas, pois elas podem passar despercebidas. Além disso, é recomendado que o cliente revise em sua mente se foi exigido algum estorno durante o período da fatura. Ele deve verificar se foi estornado antes do fechamento.
2. Separe, organize e guarde os comprovantes de pagamento
É comum que as pessoas joguem fora os comprovantes de pagamento, principalmente os que são emitidos pelas famosas maquininhas, uma vez que são pequenos e podem não ser tão levados em conta pelos consumidores.
Nos casos de cobranças indevidas, a falta do comprovante pode diminuir as chances de resolução do problema. Por isso, um consumidor que foi cobrado por uma dívida já quitada, pode fazer uso do papel para garantir que o erro foi da empresa.
3. Busque a empresa
Muitos bancos tradicionais e digitais, como Nubank, Inter, Neon, next e outros, disponibilizam cartão de crédito para seus usuários. Assim como ocorre com outras pessoas, esses usuários podem receber cobranças indevidas.
Nos aplicativos das instituições, o cliente pode (já com documentos em mãos) informar que foi cobrado indevidamente. Na maioria das vezes, ele consegue resolver o problema conversando com um atendente da empresa, que pedirá dados pessoais e cadastrais, informações sobre o cartão, entre outros.
Além disso, caso fique comprovado que o erro foi da operadora do cartão de crédito, como Visa ou Mastercard, o consumidor pode entrar em contato para relatar a situação. É necessário procurar os canais de atendimento oficiais dessas empresas.
4. Acione o Procon
Por fim, caso a empresa alegue que não se trata de uma falha dela ou fique comprovado que não se trata de uma dívida realizada pelo titular do cartão, é preciso tomar outras providências.
A orientação principal é que a pessoa busque o Procon da região em que mora. O órgão é responsável pela defesa do consumidor e agirá de acordo com o recomendado para a situação. Vale lembrar que é importante ter em mãos todos os documentos que comprovem que a cobrança é indevida.
FONTE / REPRODUÇÃO: Portal de Notícias Seu Crédito Digital / Por Redação: Adriane Sacrame – Graduanda em jornalismo, estudante de inglês e integrante da equipe do Portal Hodierno. Grande apreciadora de músicas, livros e artigos. / Foto Capa: Reprodução SeuCréditoDigital.com