You are currently viewing Dicas para identificar um golpe e não perder dinheiro

Dicas para identificar um golpe e não perder dinheiro

A todo momento surgem novos golpes financeiros, como o boleto falso ou a falsa central de atendimento, entre outros. Mas, para ajudá-lo a não cair em uma furada e não perder dinheiro, separamos 3 dicas para protegê-lo. Confira!

Como identificar um golpe?

Existem indícios que podem ajudá-lo a identificar um golpe financeiro e evitar perder seu dinheiro. Confira as características que todo golpe tem em comum!

1° – Bom demais

A maioria dos golpes financeiros costuma ser boa demais para ser verdade. Valores e propostas irreais podem enganar muitas pessoas que estão com problemas financeiros.

Antes de começar a se empolgar com a proposta mágica, analise a situação. Será mesmo possível eles dobrarem o valor investido em 24h? Como irão lhe pagar um salário mínimo por dia para assistir a anúncios? 

Em tempos de crise, é normal que golpes financeiros se tornem mais frequentes. Os golpistas aproveitam o momento de fragilidade para fazer vítimas, prometendo soluções milagrosas para as dívidas.

2° – Senso de urgência

O senso de urgência é uma das características mais utilizadas pelos golpistas. A resposta de uma vaga de emprego com salário astronômico para uma candidatura que você nem se lembra de ter feito ou uma mensagem de um “parente” pedindo dinheiro emprestado são dois exemplos de golpes financeiros que acontecem frequentemente.

Por isso, analise a situação e veja se realmente os dados são verídicos. Não preencha fichas ou faça transferências sem ter a certeza de que o processo é 100% confiável. 

3° – Dados demais

Outra maneira frequentemente utilizada por golpistas para pegar o seu dinheiro é por meio de dados bancários. Portanto, sempre desconfie de mensagens ou ligações do “banco” solicitando a senha de suas contas, cartões ou aplicativos.

As instituições financeiras não necessitam desse tipo de dado. Eles são pessoais e não devem ser compartilhados com ninguém.

Vale lembrar que esse tipo de golpe também pode acontecer através de aplicativos. Ao instalar qualquer programa em seu celular, pense bem antes de clicar em “permitir” em certas solicitações, como as de histórico de ligações, contatos, galeria de imagens e localização, entre outras coisas.

FONTE / REPRODUÇÃO: Portal de Notícias Seu Crédito Digital / Por Redação: Autor Eliel Souza / Foto Capa: Reprodução Internet – Agência Financeira

Deixe um comentário