You are currently viewing <strong>Dívida no Serasa: é verdade que nome fica LIMPO depois de 5 anos?</strong>

Dívida no Serasa: é verdade que nome fica LIMPO depois de 5 anos?

Aqui, vamos tirar essa dúvida e também explicar as diferenças entre as dívidas prescritas e as dívidas caducadas, além de explicar quais são os estágios da dívida.

Depois de cinco anos há especulações de que o nome de uma pessoa saia da lista de devedores do Serasa. É possível afirmar que o nome não fica mais como sujo para outras instituições financeiras que fizerem consultas.

Porém, isso não significa que a dívida deixou de existir. Saiba aqui como funciona a dívida caducada, a dívida prescrita e quais são os estágios de uma dívida. Fique por dentro de todos os detalhes!

Quais são os estágios da dívida?

A dívida é feita assim que alguém compra algo e não paga à vista. Se o valor foi dividido em carnês ou cartões de crédito, por exemplo, a dívida existe. Quando o pagamento não é feito da data correta, a dívida entra no sistema do Serasa. Desta forma, o nome do devedor fica negativado ou sujo, como as pessoas popularmente chamam.

Enquanto o nome da pessoa estiver negativado na lista do Serasa, caso outras instituições realizem consultas, o cidadão aparecerá no sistema como devedor. Isso faz com que a pessoa tenha dificuldade para ter acesso a linhas de crédito ou realizar qualquer outra compra no prazo.

São três os estágios da dívida: parcelada, atrasada e negativada. O primeiro é quando a dívida é feita e está dentro do prazo; o segundo é quando a dívida está em atraso, mas não está negativada; o último é quando a dívida está atrasada há muito tempo e o nome da pessoa está sujo.

O que é a dívida caducada no Serasa?

A dívida caducada é quando ela passou do tempo de pagar, mas a pessoa não fica com o nome sujo por causa dela. Este tipo de dívida não gera negativação. Isso acontece quando passam cinco anos da dívida. Depois desse tempo ela caduca.

No entanto, embora o nome do consumidor não apareça mais na lista do Serasa, isso não significa que a dívida some depois desse período. Ela continua a existir e precisa ser paga. A melhor forma de fazer esse pagamento é por meio de acordo com a empresa para a qual a pessoa deve.

O que é uma dívida prescrita?

Chama-se de dívida prescrita quando a dívida atinge o prazo em que a Justiça não pode mais cobrar por ela. Ela não some, continua existindo assim como a dívida caducada. Porém, o credor não pode mais entrar com um processo de cobrança contra aquele cliente de forma legal.

Diferentemente da dívida caducada, não há um prazo para a dívida prescrever. A prescrição pode ter tempos diferentes para cada tipo de dívida. Seja caducada ou prescrita, a dívida ainda pode gerar cobranças ao devedor. Isso porque a única forma de quitar uma dívida é realizando o pagamento.

Por este motivo que os especialistas sempre indicam a negociação ou qualquer outro tipo de acordo como a melhor forma para realizar o pagamento de uma dívida em atraso.

Fonte / Reprodução: Portal de Notícias Pronatec.pro.br / Por Redação: Autora – Joalline Nascimento / Foto capa: Reprodução: Entenda o que acontece com essas dívidas depois desse tempo Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Deixe um comentário