Texto segue agora para ser sancionado pela Prefeitura, campanha entra no Calendário do Município
A Câmara Municipal de Franca aprovou o projeto de lei que cria a “Campanha de Combate aos Golpes Financeiros Praticados contra Idosos”, o texto é de autoria dos vereadores Donizete da Farmácia (MDB) e Marcelo Tidy (União).
A Campanha destina-se ao desenvolvimento de ações educativas, com o objetivo de proteger as vítimas e encorajar a sociedade a participar do enfrentamento, além de prestar auxílio e atenção as movimentações financeiras praticadas por idosos, priorizando a prevenção, repressão, proteção e auxílio às vítimas de golpes financeiros.
“É do conhecimento de todos que os idosos são as maiores vítimas de estelionato, sofrendo os mais diversos golpes financeiros, como as abordagens nas proximidades de caixas eletrônicos, ou golpe conhecido como “bilhete premiado”, além de empréstimos com desconto direto na fonte sem o devido consentimento. Com o isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, a situação se tornou mais crítica e esse público precisa da nossa proteção atual. Tem sido comum o registro de golpes contra os idosos, em geral, praticados até mesmo dentro da própria família. São golpes como a apropriação indébita de recursos financeiros ou bens, administração fraudulenta de cartão de benefícios previdenciários, contratação de empréstimos financeiros sem o conhecimento do próprio idoso, enfim, uma série de práticas que prejudicam muito a vida dessas pessoas”, justificaram os parlamentares.
Parque dos trabalhadores
Entre os requerimentos que foram aprovados na sessão da câmara, está o que pede informações sobre uma possível incorporação do Parque dos Trabalhadores ao Parque Fernando Costa, na zona norte da cidade.
Marcelo Tidy pede que sejam realizados estudos a fim de ser possibilitada a incorporação da área pública composta pelo Parque dos Trabalhadores à área pertencente ao Parque de Exposições Fernando Costa.
“Uma área pertence ao Município de Franca e a outra pertence ao Estado e existe uma concessão do Estado ao Município no caso do Parque Fernando Costa e o que separa ali é um muro, e a responsabilidade de cuidar é do Município, e o que acontece é que o Parque dos Trabalhadores é um lugar muito bonito e de uma natureza rica, e parte da população não conhece por não ter os equipamentos para a prática de esportes e caminhada, estive lá e infelizmente precisa de uma atenção melhor”, justificou.
FONTE: Portal de Notícias VerdadeOn / Por Redação / Franca, SP / Foto Capa: Foram debatidos e votados os temas que passaram por análise das comissões da Casa de Leis e ou propostas incluídas em regime de urgência | Foto: Câmara Municipal