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Passo a passo: saiba o que fazer com cobrança indevida no cartão de crédito

As cobranças indevidas podem ser provocadas por diversos fatores, mas os clientes devem ficar atentos e tomar as medidas necessárias.

O que fazer com uma cobrança indevida no cartão de crédito? É comum que as pessoas que passam por essa situação questionem o que deve ser feito para resolver o problema. Infelizmente, embora a segurança dos bancos tenha aumentado, qualquer cidadão que possui cartão de crédito está sujeito a isso.

As cobranças indevidas podem ser provocadas por erros no sistema das empresas prestadoras de serviços ou ser fruto de uma tentativa de fazer com que o consumidor pague por um algo que ele não contratou. Além disso, pode estar relacionado à aplicação de multas ou juros referentes a atrasos que não ocorreram.

Confira o que deve fazer com uma cobrança indevida no cartão de crédito

Passo 1: Identifique a cobrança

Antes de reivindicar a cobrança indevida, é importantíssimo que seja realizada a identificação da cobrança. O correto é que o consumidor analise minuciosamente a fatura do cartão de crédito, a fim de se certificar de que todas as compras foram feitas por ele. 

Ao analisar a fatura, fica mais fácil de encontrar possíveis cobranças duplicadas, pois elas podem passar despercebidas.  Além disso, é recomendado que o cliente revise em sua mente se foi exigido algum estorno durante o período da fatura. Ele deve verificar se foi estornado antes do fechamento.

Passo 2: Separe, organize e guarde os comprovantes de pagamento

É comum que as pessoas joguem fora os comprovantes de pagamento, principalmente os que são emitidos pelas famosas maquininhas, uma vez que são pequenos e podem não ser tão levados em conta pelos consumidores.

Nos casos de cobranças indevidas, a falta do comprovante pode diminuir as chances de resolução do problema. Por exemplo, um consumidor que foi cobrado por uma dívida já quitada, pode fazer uso do papel para garantir que o erro foi da empresa.

Passo 3: Busque a empresa

Muitos bancos tradicionais e digitais, como NubankInterNeon, next e outros, disponibilizam cartão de crédito para seus usuários. Assim como ocorre com outras pessoas, esses usuários podem receber cobranças indevidas.

Nos aplicativos das instituições, o cliente pode, já com documentos em mãos, informar que foi cobrado indevidamente. Na maioria das vezes, ele consegue resolver o problema conversando com um atendente da empresa, que pedirá dados pessoais e cadastrais, informações sobre o cartão, entre outros.

Além disso, caso fique comprovado que o erro foi da operadora do cartão de crédito, como Visa ou Mastercard, o consumidor pode entrar em contato para relatar a situação. Vale lembrar que é necessário procurar os canais de atendimento oficiais dessas empresas.

Passo 4: Acione o Procon

Por fim, caso a empresa alegue que não se trata de uma falha dela ou fique comprovado que não se trata de uma dívida realizada pelo titular do cartão, é preciso tomar outras providências. 

A orientação principal é que a pessoa busque o Procon da região em que mora. O órgão é responsável pela defesa do consumidor e agirá de acordo com o recomendado para a situação. Vale lembrar que é importante ter em mãos todos os documentos que comprovem que a cobrança é indevida. 

Fonte / reprodução: Portal de Notícias SeuCréditoDigital.com.br / Por Redação: Escrito e Publicado por: Adriane Sacramento / Foto Capa: Reprodução Portal – Imagem: Suradech Prapairat / shutterstock.com

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