You are currently viewing Como recuperar o dinheiro perdido no Golpe do Pix?

Como recuperar o dinheiro perdido no Golpe do Pix?

O Pix se tornou o principal meio de pagamento no Brasil e vem crescendo com o passar dos anos. Dessa forma, a ferramenta tem sido utilizada por criminosos para aplicar diferentes golpes, por meio de falsos anúncios, roubo de dados, além de usar engenharia social para atrair a confiança da vítima.

Contudo, muitas pessoas se perguntam se há alguma forma de reaver o dinheiro perdido em um desses golpes.

Como recuperar o dinheiro perdido com um golpe do Pix

O Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Banco Central permite que nos casos em que forem comprovados erros ou fraudes/golpes do Pix, o valor que chegou à conta destinatária deverá ser devolvido à conta que enviou a quantia.

Segundo informado pelo Banco Central, o MED padroniza as regras e os procedimentos para possibilitar a devolução de valores pelo Prestador de Serviço de Pagamento (PSP) do usuário recebedor por iniciativa própria ou por solicitação do PSP.

Como utilizar o MED?

O MED do Pix pode ser acionado tanto pela instituição financeira ou pela vítima do suposto golpe.

Entretanto, primeiramente é preciso realizar o registro de um Boletim de Ocorrência (B.O). Além de comunicar a situação à instituição financeira a qual foi utilizada para enviar o Pix para o golpista.

Dessa forma, a instituição financeira pode ser contatada por meio dos canais de atendimento ao cliente, como SAC, ouvidoria, ou nos chats dos aplicativos.

Portanto, após a comunicação do ocorrido, o banco será responsável por utilizar a estrutura do Pix para informar ao banco do criminoso de que a operação em questão se trata de uma fraude. E, assim, os devidos recursos devem ser bloqueados.

Portanto, os bancos têm um prazo de até uma semana para validar a reclamação. De modo que o recebedor será notificado do bloqueio e não poderá efetuar o saque dos recursos durante este período.

Se for confirmado que houve uma fraude/golpe, a quantia será devolvida para a conta da vítima que caiu no golpe.

FONTE / REPRODUÇÃO: Portal de Notícias Seu Crédito Digital / Por Redação: Djamilla Ribeiro Martins  / Foto Capa: Reprodução Internet – Portal DOL

Deixe um comentário